Como ter inteligência competitiva em negócios ligados à inovação?

A inteligência competitiva é uma ferramenta essencial em qualquer empresa que deseje inovar. Afinal, implantá-la pode fazer com que sua organização melhore os processos, destaque-se da concorrência, identifique novas oportunidades de negócios, economize tempo na busca de informações e conquiste novos clientes.

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, as principais características do conceito, além de apresentar excelentes dicas para ajudá-lo a desenvolver a inteligência competitiva em sua empresa. Boa leitura!

Quais são as características de profissionais e empresas que têm esse perfil?

Profissionais e empresas com esse perfil são aqueles que se habituaram a coletar, analisar e transformar informações em inteligência, a fim de gerenciar o futuro de seus negócios.

Os exemplos de inteligência competitiva são muito abrangentes, incluindo desde a obtenção de relatórios e a análise de concorrentes até rotinas de pesquisas automatizadas. O objetivo geral consiste em identificar eventos, tendências e outras questões com o potencial de afetar a organização.

O que fazer para desenvolver a inteligência competitiva em seu negócio?

A inteligência competitiva é comparável a uma flor ou a um bonsai: pode dar muitas alegrias, mas é delicada e requer cuidados constantes. Iniciar sua implementação e deixá-la a esmo, sem supervisão e revisão adequadas, leva, inevitavelmente, ao fracasso de qualquer estratégia.

Para que isso não aconteça com você, acompanhe as dicas que apresentaremos a seguir e garanta o acesso aos diversos benefícios e vantagens que essa ferramenta oferece.

Identifique com clareza as necessidades dos clientes

Como você sabe, o mercado mudou profundamente nos últimos anos. Portanto, a partir do estabelecimento do perfil de seus clientes potenciais, é necessário se concentrar em coletar cada vez mais informações sobre eles.

É nesse momento que a inteligência competitiva deve fazer a diferença para o seu negócio, identificando as características dos clientes potenciais, seus interesses, preferências, a forma como compram, os preços que estão dispostos a pagar, as mídias que seguem etc.

Se tiver sucesso em reunir essas informações, você contará com uma verdadeira mina de ouro para a sua estratégia de inteligência competitiva.

Encontre um método para estar sempre atualizado quanto à concorrência

Para se manter atualizado quanto à concorrência, não basta ler notícias sobre economia. Embora seja importante acompanhar, na Internet, as informações sobre tendências, novos conceitos, teorias, avaliações, números e estudos, os dados mais úteis podem ser obtidos de seus próprios clientes, da sua experiência e das tentativas e erros acumulados ao longo de sua trajetória.

Não obstante, isso também não é o suficiente. Para acompanhar os movimentos da concorrência, você deve, antes de mais nada, encontrar um método condizente com a sua estratégia, as especificidades do nicho em disputa e as características gerais do seu segmento de atuação.

Use a automação a seu favor e não desperdice nenhuma informação

Com uma solução de automação, fica mais fácil adquirir uma visão em tempo real da situação dos concorrentes e identificar os sinais que indicam mudanças nas estratégias ou lançamentos de novos produtos.

Isso significa que a sua empresa poderá conhecer melhor os seus próprios pontos fortes e fracos, bem como a opinião dos clientes e as oportunidades de inovação. O sistema de automação que você selecionar deve contribuir para que o seu negócio:

  • aproveite ao máximo os recursos de informação atualmente disponíveis;
  • extraia informações estratégicas sobre o público-alvo para fundamentar o processo de tomada de decisões;
  • reconheça as mudanças e as tendências de mercado;
  • antecipe-se à concorrência, aos fornecedores e às ações dos clientes;
  • monitore situações que possam comprometer seus processos, protegendo-se de ameaças e riscos que, de outro modo, poderiam passar despercebidos.

Como os melhores frutos desse trabalho podem ser colhidos de médio a longo prazo, pular etapas é um dos erros que você não deve, sob hipótese alguma, cometer. Prefira, antes, caminhar com passos firmes e bem estabelecidos, rumo à consolidação de melhorias sustentáveis em seu negócio.

Cumpre ressaltar, por fim, a imperiosa necessidade de envolver, tanto quanto possível, o conjunto dos colaboradores, das mais diversas áreas da empresa, nessa tarefa, uma vez que o processo de inteligência competitiva exige dedicação e, sobretudo, paciência por parte da equipe.

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