Qual é o impacto do fluxo de compras nas vendas do e-commerce?

Entender e otimizar o fluxo de compras é importantíssimo para o sucesso de uma loja virtual. Esse processo não obedece a um só padrão: os e-commerces fazem seus próprios testes e escolhas e, assim, proporcionam diferentes experiências ao consumidor.

Existem diversos erros ou dificuldades que o cliente pode encontrar ao tentar fazer uma compra, e isso o leva, muitas vezes, a desistir da aquisição. Neste artigo explicamos a importância de analisar esse fluxo, compartilhamos algumas dicas para melhorá-lo e discutimos a necessidade de realizar testes. Acompanhe! 

A importância da experiência do consumidor

Atender bem o cliente é uma regra em qualquer loja física: os vendedores devem ser amigáveis, o ambiente, limpo e as filas devem ser mínimas. Essa ideia é igualmente aplicável ao e-commerce e contribui muito para a percepção de valor por uma marca e avaliação da experiência de compra.

Alias, isso é muito importante hoje em dia. O mercado está bastante competitivo e as soluções costumam ser parecidas. O atendimento diferenciado e uma boa experiência contam muito para o consumidor moderno e podem ser decisivos para a fidelização de clientes de uma marca e o sucesso da empresa. 

No e-commerce, quando se oferece ao consumidor um fluxo de compras rápido, fácil e intuitivo, a loja consegue obter melhores taxas de conversão. Existem diversos elementos, desde a visita do consumidor à loja até o pagamento que podem ser otimizados. A navegabilidade é um desses aspectos importantes: se o usuário conseguir encontrar menus, produtos, categorias e informações com facilidade, certamente fará uma boa avaliação de sua experiência.

É importante considerar que muitas pessoas, hoje em dia, fazem compras utilizando um dispositivo móvel, em especial, os smartphones. Assim, a loja precisa ter um layout de rápido carregamento e facilitar a navegação de forma ágil e intuitiva.

As descrições dos produtos, seus diversos atributos e fotos também são essenciais para um melhor fluxo de compras, afinal, toda informação que o cliente precisar para tomar sua decisão com segurança estará na página.

Não podemos deixar de fora os processos relacionados ao pagamento. Em geral, quanto menos etapas tiver, maiores serão as chances de sucesso, e o fluxo deve ser fluido, transparente e seguro.

Dicas para facilitar o fluxo de compras em uma loja virtual

Agora que você já entende por que é tão importante otimizar o processo de compras, confira as dicas abaixo para proporcionar uma melhor experiência do consumidor no e-commerce.

Desenvolva um bom layout

Os cuidados com UX (User Experience) e UI (User Interface) são essenciais para que o design seja intuitivo e a navegação do consumidor seja fácil, objetiva e simples. Ao procurar uma agência para criar ou mudar um layout, converse sobre esses aspectos, pois estão diretamente relacionados à experiência e ao comportamento do usuário no site.

Encurte o processo de compra

Uma das grandes vantagens de comprar online é a conveniência, por isso, é importante que o consumidor consiga passar por todas as etapas de maneira rápida e fluida. Existe um conceito muito interessante para o e-commerce: cliente deve ser capaz de, com apenas três cliques, encontrar seu produto desejado e iniciar uma aquisição.

Esclareça as condições de frete

Um dos principais motivos para desistências são preços que aumentam no checkout e a adição do frete é uma das razões. O consumidor precisa saber, desde o início, quanto pagará pela logística e se há opções de frete grátis. Evite surpresas!

Instale um checkout transparente

Alguns meios de pagamento são realizados fora do site e isso pode criar desconfiança no cliente. Se todo o processo é realizado no próprio e-commerce, o consumidor percebe um maior profissionalismo e sente mais segurança para comprar online.

Importância dos testes A/B

Existem diversos modelos de processos de compras, mas como saber o melhor para a sua marca? Um passo inicial é fazer um benchmarking. Após descobrir as práticas mais adotadas, os testes são extremamente necessários.

Durante o período, utilize determinado fluxo de compras. Em outro, faça algumas alterações e estude, com indicadores de performance, se as taxas de conversão foram aumentadas. Assim, você poderá identificar o que está errado e o que pode ser otimizado.

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